sábado, 29 de agosto de 2015

PLANO DE CURSO APRESENTADO AO FINAL DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM BELAS ARTES NA UFRRJ

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL
DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS
PROGRAMA ANALÍTICO

DISCIPLINA

MADONNARO
CRÉDITOS: 2.0

ORIGEM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ARTES

I. OBJETIVO
Capacitar o aluno para compreender o fenômeno artístico do Madonnaro em seu contexto histórico, tendo como base a análise crítica de textos relacionados com o tema.
Refletir sobre os conceitos fundamentais das Belas Artes e sua função social, a partir dos procedimentos e discurso contidos no Madonnaro.

II. EMENTA
Conceituar o Madonnaro e sua organização.
Estudar o Madonnaro como instrumentação representativa, caracterizando-o como gênero, técnica e/ou linguagem.

III. PROGRAMA
CONTEÚDO
1.      NO PRINCÍPIO...:
1.1. O que é um Madonnaro?
1.2. A matriz iconográfica.
1.3. A formação iconográfica do tema mariano.
2.      A IMAGEM NO PERÍODO ICONOCLASTA:
2.1. Antes da Controvérsia iconoclasta.
2.2. Os primeiros cultos à Maria.
2.3. O século VI e a preparação para a Iconoclastia.
3.   O MADONNARO – O ARTISTA E SUA PRÁTICA:
3.1. O início Madonero: comércio e religião.
3.2. O artista madonnaro: um divulgador da fé cristã.
3.3. A geração Pós-Guerra: uma nova estrada para o Madonnaro.
4.   A CONSOLIDAÇÃO DO MADONNARO:
      4.1. A cidade de Curtatone.    
      4.2. O Santuário da Beata Virgem Maria das Graças.
      4.3. A Feira de Curtatone.
      4.4. O Encontro Nacional dos Madonnari: uma galeria a céu aberto.
5.   A PRÁTICA MADONNARO:
      5.1. Veneza.
      5.2. O uso das referências.
      5.3. O suporte.
      5.4. A materialidade.
      5.5. Os procedimentos técnicos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANNALORO, Gabriella et al. Curtatone: I segni della Storia. Mantova (Itália): Editoriale Sometti, 2014.
FRANCIA, Ennio. Storia dell'Arte Paleocristiana. Milano: Aldo Martello Editore, 1969.
KITZINGER, Ernst. Il culto delle immagini prima dell’Iconoclastia. In: _________.  Il culto delle immagini: l’arte bizantina dal cristianesimo delle origini all’iconoclastia. Lezioni 4. Trad. de Roberto Garroni. Scandicci (Itália): La Nuova Italia Editrice, 1992.
NALIN, Felice. I Madonnari. Annunciatori di anziane storie. Verona (Itália): Edizioni MG, 1982.
UTRO, Umberto. Maria. In: BISCONTI, Fabrizio. Temi di Iconografia Paleocristiana. Città del Vaticano: Roma, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BETTETINI, Maria. Ombre di ombre. In: _________. Contro le immagini: le radici dell’iconoclastia. Bari (Itália): Gius. Laterza & Figli, 2006.
CENNINI, Cennino. Il libro dell’arte. Editado por Franco Brunello. 3ª Ed. Vicenza (Itália): Neri Pozza Editore, 1992.
GOMBRICH, Ernst H. Norma e Forma. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
JANSON, H. W.História da Arte. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LACOSTE, Jean. O problema da Estética. In: ___________. A filosofia da arte; trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
MAYER, Ralph. Pastel. In: ___________.  Manual do Artista de Técnicas e Materiais. Trad. Christine Nazareth. 2ª Ed. S. Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOTTA, Edson e SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Pastel. In: ______ e _______. Iniciação à Pintura. Rio: Nova Fronteira, 1976.
NAALIN, Felice. L'arte dei madonnari. Le tecniche. Del segno e del colore. Firenze (Itália), Giunti Demetra, 2000.
RODINÒ, Simonetta Prosperi Valenti. Forme, Funcioni, Tipologie. In: Il disegno. Forme, tecniche, significati. SCIOLLA, Gianni Carlo (org.). Cinisello Balsamo (MI): Silvana Editoriale, 1991.

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