quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O RESTO É ATUALIDADE!


O texto que segue é uma tradução livre de uma matéria de jornal (foto acima) publicada na página do Facebook do Museo dei Madonnari de Curtatone, na Itália (1). A matéria traz informações sobre a organização do Encontro Nacional de Madonnaro, realizado em 1973. Segue:

O concurso dos artistas do giz entre tradição, arte e cultura popular – Cesare Spezia, do Museu dos Madonnari, conta a história da manifestação nascida em agosto de 1973 por iniciativa de Dino Villani. A primeira edição contou com dez participantes.

Cesare Spezia é o símbolo por excelência dos madonnari das Graças. Ele não é um madonnaro, mas foi o ponto de referência para os artistas do giz desde sua chegada à pequena localidade sobre as margens do rio Mincio, em início dos anos 1970. Foi, dentre outros, um dos fundadores do Museu dos Madonnari e do CIM (Centro Italiano Madonnari), onde ainda hoje trabalha. É uma viagem fascinante no tempo aquela que se pode fazer através de suas histórias, as quais contam dos artistas que fizeram de Grazie di Curtatone o centro por excelência da pintura sobre estrada na Itália.
“O Encontro Nacional dos Madonnari, Prêmio Gessetto d’Oro teve início em 15 de agosto de 1973 sobre a pracinha à frente do Santuário de Santa Maria das Graças – explica Spezia. Se trata do primeiro concurso para pintores de estrada jamais antes realizado. À primeira edição estiveram presentes dez pintores, entre os quais eram alguns de mestiere, definidos como ‘pintores de calçadas’; outros eram pintores naifs da localidade. A obra pictórica devia ser de tema sacro, reconhecido pela tradição cristã popular, e devia  ser realizada segundo os ditames da arte madonnara, ou seja, rigorosamente a giz, a seco, diretamente sobre o calçamento de pedras da praça e no tempo reduzido até o final da manhã. A ideia – continua – nasceu de alguns pesquisadores mantovanos de tradições populares em via de extinção e foi inspirado por uma canção em voga à época de título “La ballata del pittore”, de Nanni Svampa, que falava de um pintor de estrada e das suas desventuras”.
Porque exatamente em Grazie di Curtatone? Quem teve esta ideia? “A localidade por poder experimentar semelhante manifestação foi sugerida por Dino Villani (pintor e idealizador de manifestações populares, entre as quais “Miss Itália”) em Grazie, durante a Antiquíssima Feira de 15 de Agosto (Assunção de Maria), uma festa já muito frequentada. O projeto – disse spezia - foi elaborado por Gilberto Boschesi (então vice-presidente do Órgão de Turismo de Mântua, pesquisador de tradições populares e idealizador de iniciativas folclóricas) e de Maria Grazia Fringuellini (Assessora de Imprensa do Órgão de Turismo) e proposto à Prefeitura de Curtatone e à Pro loco, para impulsionar a Feira das Graças. A iniciativa teve rápido sucesso, também pela presença no júri do conhecido jornalista de TV Enzo Tortora e a mobilização de muitas manchetes jornalísticas em nível nacional, trazendo uma atração de tanta originalidade. O encontro, com o anexo concurso que premia o melhor artista, constitui de fato a primeira disputa entre pintores de estrada que se tenha memória. E assim, dos dez artistas da primeira edição, se chegou a duzentos participantes, e que agora o número está em torno de cento e cinqüenta artistas. Foi durante a primeira edição do concurso de Grazie que a Imprensa os denominou em definitivo de “Madonnari”. Aos velhos artistas, no tempo, se aproximaram jovens freschi vindos da Academia, que trocaram a simples iconografia da pintura popular por pinturas de notáveis dimensões e de genial elaboração – conclui Spezia. A célebre obra “Juízo Final”, pintada na ocasião da visita papal de 1991 e projetada pelo americano Kurt Wenner, traçou um claro sulco entre a velha tradição e o novo. O resto é atualidade”.

1 - ANTICHISSIMA FIERA DELLE GRAZIE. Il concorso degli artisti del gessetto tra tradizione, arte e cultura popolare. Disponível em: <https://www.facebook.com/AntichissimaFieraDelleGrazie/photos/a.128696990606136.27469.120259808116521/766121346863694/?type=3&theater>. Acesso em: 16 de agosto de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário